Decoração é demonstração de amor - 6 dicas para decoração de recepção em datas comemorativas do calendário anual e dos momentos do cotidiano.

Faça você mesmo!

Pensando em decoração, logo nos vem à cabeça as festas que celebram momentos importantes de nossas vidas, como aniversários, casamentos, formaturas, dentre outras, as quais exigem um bom planejamento financeiro, em razão do alto custo para realização.

Entretanto, existem datas comemorativas do calendário anual ou até mesmo, um momento do cotidiano, que merecem um olhar carinhoso, podendo se tornar inesquecível e compor lindas memórias, para isso, basta um pouco de dedicação, carinho e uma decoração simples, com materiais que temos em casa ou que sejam de fácil acesso.

Já imaginaram a felicidade de uma mamãe e de um papai, com um almoço decorado para festejar seu dia; ainda, um belo jantar de dia dos namorados, em casa, sem competir por vagas em restaurantes lotados; uma festa junina extrovertida com os amigos; um dia das crianças colorido e diferente; até mesmo o natal e ano novo, quando já acostumamos elaborar algum tipo de decoração; sem esquecer aqueles jantares, almoços ou cafés com os amigos, familiares ou namorado/a. São tantos momentos que a decoração pode contribuir e se tornar um ato de amor e para isto, basta um pouco de dedicação, carinho e criatividade.

Aí vão algumas dicas simples que poderão fazer a diferença e tornar a sua recepção, um momento único:

FLORES – o coringa de toda a decoração, não poderia faltar, não é? Mas não estamos nos referindo aos arranjos florais grandiosos das festas, e sim, flores e folhagens em vasos que possam decorar uma mesa de jantar ou almoço, para receber amigos ou celebrar uma data, como o dia das mães. Quem não tem em casa, uma garrafa, um vaso, um vidro de conserva, tudo é utilizado na decoração, até mesclar tipos de materiais como cerâmicas, vidros, materiais secos orgânicos, vale tudo, por isso, teste, experimente e verás quão divertido é criar uma decoração de mesa. Quanto às flores, não é necessário dispor de grandes valores. Atualmente, além das floriculturas, os supermercados, agropecuárias e até mesmo em nossas casas, podemos encontrar flores de corte, plantadas ou folhagens que são ótimas para compor nossa decoração, por baixos valores ou gratuitos, como podemos observar nos modelos que seguem:

SOUSPLAT –é uma palavra francesa que significa “abaixo do prato”. É utilizado abaixo do prato de refeição e não tem a função apenas decorativa, ele serve como base e apoio na mesa, assim, protegendo a toalha, evitando que a louça escorregue e, na etiqueta, durante a troca de pratos, evitando que a mesa fique desguarnecida. Tradicionalmente, eles são de louça, mas tem-se inovado nos materiais, podendo ser utilizado nas versões compostas de tecido, plástico, papel, couro e crochê. É uma peça que contribui para trazer sofisticação e delicadeza a sua mesa.

GUARDANAPOS – possui origem francesa, cuja função básica é limpar dedos e lábio e/ou proteger o vestuário contra salpicos de alimentos, durante a refeição. São utilizados, basicamente, dois tipos de materiais: o papel ou o tecido. A criatividade vai na combinação das cores, texturas, na elaboração da dobradura, da confecção do anel de guardanapo, na utilização de temperos, flores e outros materiais.

CARTÃO DE AGREDECIMENTO OU RECADO – é a forma de demonstrar o carinho ao seu convidado, ou transmitir um recado, um pensamento, algo que agregue ao momento que está sendo celebrado. Pode ser efetuado de inúmeras formas, como cartão, plaquinhas, porta-retratos, tags. Seja criativo.

OBJETOS E ADEREÇOS ESPECÍFICOS DA DATA A SER COMEMORADA – podem ser utilizados bibelôs, cestas, adereços específicos, como os utilizados no Natal, Páscoa, Ano Novo, Festa Junina. Não há limites para criatividade.

LOUÇAS, TALHERES E COPOS – podemos utilizar o que temos em casa ou alugar emlojas de locação, ou adquirir alguma peça que combine com outras que já possuímos. A criatividade e bom senso, aliados ao momento a ser celebrado, auxiliarão na escolha dos materiais.

Com essas dicas, você fará sucesso em suas recepções e seus convidados vão se sentir acolhidos e homenageados, diante do carinho e da dedicação de seu tempo em elaborar e proporcionar um momento especial.

Autor(a): Cristiane Heck e Juliana Heck


Confira também:

3 dicas de como economizar na decoração de sua festa!

Dia dos Namorados na quarentena - Surpreenda seu AMOR